
Uma reflexão rumo ao Centenário do Nascimento ao Céu de São José Allamano “Um certo dia, um jovem foi procurar...
Sacerdote da Diocese de Turim. Nasceu em Castelnuovo Dom Bosco (AT) no ano de 1851.
Por 46 anos foi Reitor do Santuário de Nossa Senhora Consolata em Turim, tornando-o um centro de espiritualidade mariana muito florescente.
Atento às necessidades da sociedade turinense, em profunda mudança cultural e social, sustentou iniciativas em favor da classe operária emergente, das mulheres operárias, da imprensa/jornal católico nascente.
Desde jovem teria querido anunciar Jesus Cristo a quem ainda não o conhecia. O seu sonho missionário foi realizado pelos seus filhos e filhas Missionários e Missionárias da Consolata, Institutos que fundou respetivamente em 1901 e em 1910.
Nasce em Castelnuovo
Sua mãe, Marianna Cafasso, era irmã de José Cafasso, santo sacerdote turinês. José Allamano o encontrou uma vez somente, na sua infância. Seu pai, José, tinha um irmão sacerdote, pároco de Passerano.
Em Valdoco e no Seminário
Adolescente, conclui os seus estudos do ginásio no oratório de São João Bosco, seu conterrâneo. Depois decide de entrar no seminário diocesano. Naquele período sente o desejo de ser missionário, a exemplo do Frei Guglielmo Massaia, capuchinho evangelizador da Etiópia.
À Consolata
Depois de alguns anos como diretor espiritual do Seminário diocesano, jovem sacerdote, é convidado ao Santuário da Consolata, onde permanecerá até à morte. Era também responsável do “Convitto ecclesiastico”.
Funda os Institutos Missionários
Depois de curar-se de uma grave doença, no ano de 1901 funda o Instituto dos Missionários da Consolata e em 1910 o das Irmãs Missionárias da Consolata. Deu tudo de si para essas fundações: o tempo, a sabedoria, o seu patrimônio. Tudo para o anúncio do Evangelho aos não Cristãos!
Beatificação de José Cafasso
Por anos se dedicou na promoção do reconhecimento da santidade do seu tio, Giuseppe Cafasso, insigne sacerdote turinês, do qual seguiu muitas intuições. Pouco antes da sua morte, pode ver a realização de tanto trabalho: Giuseppe Cafasso foi beatificado em Roma.
Morre em Turim
Morre no Santuário da Consolata, circundado pelos seus filhos e filhas, pelos sacerdotes que o acompanharam por muitos anos no seu ministério. Toda a cidade se reuniu ao seu redor. Atualmente o seu corpo repousa no Santuário a Ele dedicado, em Corso Ferrucci, em Turim.
Uma reflexão rumo ao Centenário do Nascimento ao Céu de São José Allamano “Um certo dia, um jovem foi procurar...
Uma reflexão rumo ao Centenário do Nascimento ao Céu de São José Allamano A Eucaristia é a expressão suprema do...
São José Allamano tinha uma conceção elevada da missão: a sua não era apenas filantropia, voluntariado, empenho ocasional… Uma vez...
“Uma festa que toca o nosso coração”. Assim descreveu a Madre Lúcia Bortolomasi, Superiora Geral das Missionárias da Consolata, a...
9O DIA: SEJA FEITA A SANTA VONTADE DE DEUS “Também agora vós estais tristes: mas eu vos verei de novo e...
😯 DIA: ESPERAR CONTRA TODA ESPERANÇA “Não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer ? Ou, que iremos beber?Ou, que iremos vestir ?...
7O DIA: PELA FÉ, A CORAGEM EM PEDIR “Se tiverdes fé sem duvidar, (…) até mesmo se disserdes a este monte:...
6O DIA: CREIO NA BONDADE DO SENHOR “Ora, se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto...
5O DIA: NO SENHOR EU ESPEREI “Não se vendem cinco pardais por dois asses?E, no entanto, nenhum deles é esquecido diante...
Tu, coragem no Senhor, Ele te sustentará corporalmente e espiritualmente, como eu O rezo
A Jesus devemos sempre ir de boa vontade, e sentir pena de deixá-lo; permanecer na sua presença divina
como o óleo da lâmpada e a cera das velas
Defeitos sim, existem, mas precisa vencê-los. Os nossos antes de tudo, e depois suportar bem aqueles dos outros… Ter sempre compaixão… ajudar… também quando estamos cansados; o Senhor depois nos ajuda…. Basta às vezes um pequeno esforço…
Chamadas pelo Espírito Santo a participar do Carisma, dom de Deus ao Pai Fundador, José Allamano, oferecemos a nossa vida para sempre a Cristo, na missão ad gentes, ou seja, aos não-cristãos, para o anúncio da salvação e consolação.
© 2024 Created with Royal Elementor Addons